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CURSOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

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Avaliação Interdisciplinar Progressiva

Apresentação

Introdução

A Avaliação Interdisciplinar Progressiva* tem como proposta, garantir o compromisso do Instituto Educacional Santo Agostinho – IESA e a FADISA, a responsabilidade com todo processo de aprendizagem e a qualidade de sua atividade educacional, bem como, acompanhar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Direito, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Esta avaliação tem em vista a percepção de nível de aprendizado adquirido pelo acadêmico durante o semestre e as lacunas de conteúdos a serem revistos e revisados. Tem-se o entendimento que o aprendizado é o objetivo principal da vida acadêmica e todas as percepções adquiridas são necessárias para a melhoria da formação acadêmica.

Nesse sentido, os resultados desta avaliação poderão se tornar referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria do curso de graduação por parte dos professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Justificativa

Sendo a FADISA comprometida com todo o processo de aprendizagem e a qualidade da sua atividade educacional, tem claro que os resultados dos acadêmicos são cada vez mais importantes para as percepções de aprendizado e o normal funcionamento do curso.Assim sendo, é necessário o trabalho de aprimoramento do desempenho acadêmico tratando com seriedade asavaliações e mantendo sempre o seu foco principal que é a qualidade do processo de aprendizagem.

Com a AIP a FADISA visa aferir o rendimento dos acadêmicos de graduação em relação ao conteúdo programático previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de graduação, além de avaliar as habilidades e competências básicas para o aprofundamento da formação geral e profissional.Através dos resultados das avaliações pode-se observar a qualidade do curso de Direito das Faculdades Santo Agostinho buscando sempre a melhoria do ensino desta Instituição. Os resultados obtidos servem de orientação para averiguação de eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

Trata-se de avaliação que atende aos requisitos de formação, aclimatação e preparação dos nossos alunos com as provas no formato ENADE, consolidando uma cultura de conhecimento do estilo de prova e desenvoltura ao empregar raciocínios múltiplos para as diversas disciplinas em uma só avaliação. 

A AIP foi pensada como uma prova inteligente e adaptada as atuais necessidades de prepararmos os alunos para responder questões críticas e construtivas que demandam raciocínios interdisciplinares e associações de mais de um conteúdo da disciplina.

 

 

  1. Metodologia

 

A Avaliação Interdisciplinar Progressiva foi estruturada e será desenvolvida ao longo dos semestres, sendo aplicada por período, de maneira permanente, para os acadêmicos. A avaliação será formulada por professores de cada período com a quantidade de 20 questões, distribuídas de acordo com a complexidade da disciplina e sua carga-horária.

Resultados Esperados

Através da AIP espera-se que os acadêmicos alcancem um entendimento e comprometimento com a vida acadêmica durante o processo de formação do curso Superior. A familiarização com a prova AIP, dentro dos padrões ENADE proporcionará uma melhor percepção da prova e mais segurança ao acadêmico quando a realizar.

CONTATOS

COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE

Objetivo Geral

Possibilitar aos acadêmicos e docentes do curso de Direito FADISA, conhecimento dos conteúdos trabalhados em cada 1º período a fim de acompanhar e proporcionar o processo de aprendizagem e o desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Aevolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Objetiva-se que uma cultura naturalizada do ENADE espontaneamente se consolide em nosso corpo discente com a realização dessa avaliação periodicamente do 1º ao 10º períodos. 

 

Objetivos Específicos

  • Desenvolver mecanismos de familiarização do acadêmico no modelo metodológico em que a AIP é aplicada, buscando uma similaridade com a prova ENADE;
  • Disponibilizar subsídios teóricos - e práticos, quando necessários - para que os alunos possam obter bom desempenho;
  • Motivar os alunos a consolidarem o entendimento de que é necessário o conhecimento de todo conteúdo e que a participação e empenho dele como acadêmico é indispensável para um bom resultado individual na vida acadêmica e profissional;
  • Preparar adequadamente os acadêmicos para que tenham uma formação de excelência, estabelecendo alternativas de aprendizagem que estimulem o aluno a uma participação ativa no processo.

 

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