Faculdades Santo Agostinho
Faculdades de Direito Santo Agostinho


SOBRE O CURSO

Com duração de cinco anos, o Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros – FADISA, propicia ao estudante o título de Bacharel em Direito, habilitado para o mercado profissional das carreiras jurídicas, através de uma formação consolidada nos conhecimentos técnico-jurídicos pautada nos fundamentos da sociedade através de conceitos de humanidades, ciências sociais e cidadania. 

 

 Área de Atuação 

 

O Bacharel em Direito formado pela Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros – FADISA é profissional apto a exercer as mais diversas carreiras jurídicas, públicas ou privadas, empresariais ou autônomas, recebendo no decorrer do curso, todo conhecimento técnico e prático, que aliado ao estudo individual e aos estágios –obrigatórios ou não obrigatórios- apresenta todos os componentes necessários para o sucesso profissional.

 

Objetivos 

 

Propiciar a formação de profissionais a partir das bases técnico-jurídicas e práticas necessárias para o exercício das variadas carreiras jurídicas, promovendo uma visão ética e humanística que lhes permita entender e enfrentar as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais que afetam o ordenamento jurídico, e, consequentemente, capacitando a intervir junto à sociedade da qual fazem parte em prol do desenvolvimento da microrregião.

 

Ênfase do Curso 

 

Com o estudo das disciplinas específicas oferecidas no decorrer do Curso de Direito da FADISA, o acadêmico desenvolve sua aptidão e define a ênfase da sua formação através do Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como suporte as Disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II e orientação individual de docente do Curso.

 

Perfil Profissiográfico

 

O Curso de Direito da FADISA, auxilia os alunos ingressantes a alcançarem o perfil profissiográfico desejado, através de disciplinas voltadas às ciências sociais como Antropologia, Sociologia, Humanidades, Filosofia, Psicologia, Ciência Política, Teoria Geral do Estado e Economia além de reforçar os conhecimentos em Língua Portuguesa através das disciplinas Português I e II, sendo a base social e a Língua Pátria, os elementos que irão corroborar com os conhecimentos técnico-jurídicos, que acompanham a transformação do Direito através das disciplinas de Tópicos Especiais e Optativas, que são oferecidas de acordo com a realidade jurídica, histórica e social de cada turma em curso.

 

Carga Horária 

 

4.584 horas/aulas, correspondendo a 3.820 horas/relógio.

 

Tempo de Integralização

 

Mínimo: 10 semestres (5 anos)

Máximo: 15 semestres (7,5 anos)

 

Infraestrutura

 

A preocupação da Instituição com a acessibilidade se inicia com sua estrutura física, que procura a redução e a eliminação das barreiras arquitetônicas, através do entendimento e aplicação das normas que definem os parâmetros de construção de espaços acessíveis. As suas instalações estão adequadas aos termos da Portaria n.º 3.284, de 7 de novembro de 2003, do Ministério da Educação, que, conforme a própria ementa, “trata sobre acessibilidade para portadores de deficiências”. Os edifícios contam com instalações que garantem a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, através de dimensões referenciais determinadas na NBR 9.050/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, proporcionando a utilização de sinalização de acessibilidade, espaços para a mobilidade em cadeira de rodas, rotas acessíveis (rampas), sanitários e lavatórios acessíveis e portas com vão livre de 0,80m com maçaneta do tipo alavanca.

 

Salas de aula

A FADISA possui salas de aulas com mobiliário adequado, janelas para ventilação natural e ar condicionado, bem como data show e lousa branca.

 

Biblioteca

  • Em sua infraestrutura a FADISA consta com uma biblioteca que atende às necessidades dos acadêmicos, corpo docente e administrativo, proporcionando o acesso aos recursos informacionais para o desenvolvimento do ensino, apoio à iniciação à pesquisa e extensão. Oferece ainda um acervo especializado que contemple as áreas pertinentes à Ciência do Direito e outras Ciências que lhe sejam afins, de acordo com a Estrutura Curricular do Curso de Direito.
  • Para o gerenciamento das principais atividades, a Biblioteca Santo Agostinho conta com programas computacionais especiais e apropriados, disponibilizando, em tempo real e mesmo à distância, estruturação da base de dados bibliográficos, base de dados dos usuários, serviços de empréstimos, consulta, reservas, estatísticas e controle patrimonial. Trata-se de um software específico, de fácil aplicação e que não requer treinamentos específicos por parte dos Acadêmicos, sendo considerado autoexplicativo.

 

Laboratório

Além dos Laboratórios comuns aos demais Cursos, mantidos pela IESA, tais como Laboratório de Informática e Laboratório de Audiovisual, locais nos quais, ainda que eventualmente, são desenvolvidas atividades curriculares e extracurriculares, o Curso de Direito mantém o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) que é um Laboratório exclusivo para o desenvolvimento das atividades práticas da graduação. Ainda quanto ao Laboratório de Informática, é o local no qual são desenvolvidas as aulas denominadas “Laboratório de Jurisprudência” (com acesso aos sítios dos Tribunais Superiores, com orientação, sobre determinados temas) e das disciplinas que vão dedicar parte de sua carga horária à modalidade EAD (Ensino à distância), como é o exemplo de Direito Digital. Após os acessos e coleta dos dados das pesquisas, são levadas a efeitos as demais formas de interpretação, integração e entendimento dos conteúdos.

 

Base Legal 

  • Renovação do Reconhecimento pela Portaria n.º 623, de 25 de novembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2013.

 

Valor da Mensalidade

 

R$1.295,32

 

Coordenador do Curso 

 

Prof. Rafael Soares Duarte de Moura  (rafaelm@fasa.edu.br)

Titulação: Mestre e doutorando em Direito

Adjuntos:

Prof. Cyntia Mirella C. F. Sales (cyntia.mirella@hotmail.com)

Titulação: Especialista

Profª. Tatiana Antunes (proftatiana@yahoo.com.br)

Titulação: Mestre

COORDENAÇÃO

    Rafael Soares Duarte de Moura (Prof. Dr.) Coordenador Rafael Soares Duarte de Moura (Prof. Dr.)
    Cyntia Mirella Cangussu Fernandes Salles (Prof.ª) Coordenador-Adjunto Cyntia Mirella Cangussu Fernandes Salles (Prof.ª)
    Tatiana de Souza Araújo Antunes (Prof.ª Ms.) Coordenadora-Adjunta Tatiana de Souza Araújo Antunes (Prof.ª Ms.)

2015 - gigapix.com.br Todos os direitos reservados direito.fasa.edu.br